segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O iluminado- Livro de Stephen King




"Podemos considerar dentre os livros de King como um dos melhores e mais assustadores.
O Iluminado narra a história de Danny, um garoto “iluminado”, capaz de ver o passado, o futuro e de sentir o que se passa no ambiente. 
A narração inspirada de king nos faz conhecer o relacionamento problemático do pai, Jack Torrance com o menino e a mulher. Jack que já apresenta um estado psicológico frágil e instável por conta de ser um escritor sofrendo de bloqueio criativo, desempregado e apegado ao vicio do alcoolismo. Jack vê a esperança de melhorar seu relacionamento com a família quando aceita um emprego num dos hotéis mais isolados do mundo. Só que o Overlook é um hotel que guarda muitos segredos. Assim como casas antigas, porões, hotéis carregados de histórias. Imagine os hotéis por onde você e tantas outras pessoas passaram. Cada pessoa deixa um parte sua no lugar, como uma impressão digital permanente. Você poderia passar pelo hotel sem notar nada de estranho, mas se você fosse um iluminado ou uma pessoa que sofresse com crise de abstinência e bloqueio criativo (como o pai de Danny, Jack) as coisas poderiam ficar um pouco complicadas. Não acha? Essa é a premissa do livro. Um hotel isolado pela neve, onde a ajuda pode custar meses pra chegar. 
Ahhhhhhhhhhhh! Droga, hein? Danny é um bom garoto, mas e Jack? Ele é um bom pai ou pelo menos  tenta ser. Deseja isso mesmo, mas o Overlook está carregado de vozes, sussurros e tentações para Jack não ser um bom papai!!
Venha passar umas férias neste hotel e reze para sair!"
                             
                                                             
                                                                   Trailer do filme:                                                        

Trailer da minissérie:

O livro foi escrito em 1977 e adaptado para o cinema em 1980 por Stanley Kubrick, fez sucesso, mas só conseguiu indicação para o Framboesa de Ouro, como Pior diretor. Até mesmo o próprio autor criticou duramente o filme, alegando que Kubrick, além de modificar sua história, também não retratou o mesmo clima de terror de seu livro. A meu ver, foi exatamente isso. O filme recria a história de Stephen King, usando de cenas que simplesmente não existem no livro. A cena do homem que estava no baile de máscaras usando uma de cachorro, é descrita com perfeição pelo autor, com toques de suspense e tensão, Tal qual a cena em que o garoto brinca no parque do hotel. Duas cenas fantásticas, que simplesmente passaram despercebidas no filme. 
 Mais tarde, em 1997 o livro foi adaptado para minissérie na televisão, trazendo no elenco a famosa Rebecca De Mornay. Têm duração de mais ou menos 6 horas e retrata bem mais a história e o clima do livro. Mas apesar dos esforços, o livro é simplesmente fantástico, assustador e envolvente. 
Devem estar pensando que o livro é sempre melhor do que o filme. Ledo engano. Para quem acompanha minhas postagens, poderão conferir, num futuro bem próximo, a análise de algumas adaptações de livros para o cinema, onde o livro é praticamente o mesmo do retratado no filme, ou que o filme é bem melhor que o livro. Fiquem atentos!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário